Dieta rica em vegetais reduz risco de derrame

Comer mais de cinco porções diárias de frutas, verduras e legumes diminui o risco de derrame cerebral em até 26%.
Segundo um estudo da Universidade de Londres publicado pela revista médica Lancet, aqueles que comem entre três e cinco porções diminuem os riscos em até 11%, em comparação com quem come menos do que três porções diárias. O estudo analisou dados de mais de 275.500 pessoas compilados de oito pesquisas diferentes realizadas na Europa, Estados Unidos e Japão e concluiu

ainda que o consumo diário de mais de cinco porções de vegetais também diminui o risco de doenças cardíacas e alguns cânceres.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o derrame cerebral, ou acidente vascular cerebral (AVC), atinge 15 milhões de pessoas por ano e é a terceira principal causa de morte natural no mundo. Destas, cinco milhões morrem, e outras cinco milhões sofrem seqüelas que as deixam deficientes. o Brasil, 129.172 pessoas morreram de AVC em 2002.

Junto com o fumo, a dieta ruim e o sedentarismo são apontados como as principais causas que podem levar a um derrame.
Frutas e vegetais são ricos em nutrientes como vitamina C, betacarotenos e potássio, além de proteínas vegetais e fibras. Eles também são menos calóricos, têm pequena quantidade de gordura e contêm antioxidantes.

Mas os pesquisadores suspeitam que o potássio seja o principal fator para evitar os derrames. Nós sabemos que o consumo de potássio ajuda a baixar a pressão sanguínea", disse o professor Graham MacGregor, que participou do estudo.

Ele afirma que aumentando o consumo de frutas, verduras e legumes para mais de cinco porções diárias, o consumo de potássio aumenta em cerca de 50%. Uma porção de vegetais equivale a 77 gramas, e uma porção de frutas equivale a 80 gramas.

 
contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site