Um
estudo publicado na edição de dezembro da revista científica
Southern Medical Journal ajuda a explicar os efeitos benéficos
do chocolate amargo para a saúde cardiovascular. Os resultados
indicam que, apenas com uma semana de consumo do chocolate,
há uma melhora no colesterol, na inflamação e na coagulação
sanguínea.
“O chocolate amargo (dark chocolate) é
uma das fontes mais ricas de flavonóides. Desde que o chocolate
amargo tem sido apresentando como tendo efeitos benéficos
no sistema cardiovascular, nosso estudo examina seus efeitos
na reatividade plaquetária, na inflamação e nos níveis de
lipídios em sujeitos saudáveis”, escreveram os autores.
Acompanhando sete dias de ingestão regular
de chocolate amargo (que oferecia o equivalente a 700 mg
de flavonóides por dia) por 28 voluntários saudáveis, os
pesquisadores notaram uma queda de 6% nos níveis de colesterol
“ruim” (LDL), um aumento de 9% no colesterol “bom” (HDL)
e uma diminuição da reatividade plaquetária, reduzindo os
riscos de entupimento das artérias. Além disso, apenas entre
as mulheres, houve redução dos níveis sanguíneos do marcador
inflamatório proteína C reativa ultra-sensível.
Os pesquisadores concluíram que a ingestão
de chocolate amargo pode ter propriedades “cardioprotetoras”,
ao melhorar o colesterol e reduzir as inflamações e os riscos
de aterosclerose. Porém, “mais estudos de longo-prazo são
necessários para avaliar o efeito dos flavonóides na saúde
cardiovascular e para determinar se os efeitos benéficos
do chocolate amargo estão relacionados aos flavonóides ou
a algum componente desconhecido”.
Fonte: Southern Medical Journal. Dezembro
de 2008.
Fechando um tratamento corporal
na Fisioforma, você ganha um acompanhamento nutricional
completo. Agende a sua avaliação. |