|
A bebida pode
até ajudar a prevenir o problema, diz estudo. No entanto,
tabagismo associado acaba eliminando efeito bom.
Fonte: Luis Fernando Correia
O consumo regular de café não está associado ao risco de
acidentes vasculares cerebrais em mulheres. Naquelas que
nunca fumaram ou são ex-fumantes, o consumo de até quatro
xícaras por dia pode até mesmo diminuir o risco da ocorrência
dos derrames.
Os dados são de um estudo que acompanhou por 24 anos mais
de 53 mil mulheres, com avaliações seriadas a cada dois
a quatro anos. O resultado está edição de 17 de fevereiro
da revista "Circulation", da Associação Americana
do Coração.
Os pesquisadores avaliaram os padrões de consumo de café
e bebidas contendo cafeína através de questionários dietéticos
detalhados. Os dados foram ajustados para os fatores de
risco de doença vascular, como idade, índice de massa corporal,
atividade física, perfil hormonal e uso de aspirina. Ainda
não existia relação positiva entre café e derrames. O resultado
que surpreendeu os pesquisadores foi a redução do risco
de até 20% nas mulheres que consumiam mais café.
Antes que os bebedores de café se animem, se o consumo de
café fosse associado ao tabagismo, o possível benefício
se perdia. A diminuição de risco só vale para as mulheres
que nunca fumaram ou que são ex-fumantes. Outro aspecto
interessante levantado pelos cientistas foi descobrir que
o consumo de chá e bebidas cafeinadas não trazia benefício
estatístico algum.
Embora os médicos não saibam exatamente como se dá essa
redução de risco, a cafeína não deve ser a responsável.
Como o café é rico em polifenóis, tal como o vinho tinto,
essa pode ser a explicação para a evidência que apareceu
na pesquisa. Resumindo, o consumo de café não aumenta o
risco de derrames em mulheres, essa diminuição de risco
não vale para as fumantes e o chá e as bebidas cafeinadas
não têm o mesmo efeito.
Luis Fernando Correia é médico e apresentador do "Saúde
em Foco", da CBN.
Fechando um tratamento corporal
na Fisioforma, você ganha um acompanhamento nutricional
completo. Agende a sua avaliação.
|